Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Como tornar suas receitas mais saudáveis


Camila Forti

Alimentação saudável não pode se restringir a salada, legumes ao vapor e carne grelhada, até porque, comer é, além de necessário, um dos prazeres da vida. Quem não tem aquelas deliciosas receitas de família que não se encaixam nem de longe no conceito de saudáveis? E, principalmente agora, com as férias chegando, as festas de final de ano, reunião de família. Você já está pensando como vai poder conciliar seu projeto de levar uma vida mais saudável com esses momentos imperdíveis ao lado dos familiares?
Mas existe uma solução! Substituir alguns ingredientes tradicionais por outros mais saudáveis!

Veja como:


1- Óleos e gorduras:


Camila Forti
Óleos vegetais (e as margarinas feitas a partir desses óleos), são extraídos de sementes como a soja, milho, girassol, colza (óleo de canola), etc. Passam por processos de extração química, são desodorizados e alterados. E ainda assim são preconizados como saudáveis. Substitua-os por manteiga caseira ou óleo de coco se tiver intolerância a lactose, que são gorduras extraídas mecanicamente, sem a necessidade de uso de químicos. Para cozinhar, prefira usar o óleo de coco ou o ghee, a manteiga clarificada dos indianos, usada, inclusive, para fins medicinais, que ainda vou ensinar a fazer aqui. Para molhos e saladas, prefira azeite de oliva de alta qualidade, mas é preciso saber escolher os que não foram "batizados" com óleo de soja (o que vai render um post só com esse assunto).




2- Adoçantes:


açúcar branco, no mínimo, acrescenta uma quantidade imensa de calorias sem nenhuma nutrição à sua dieta. E não adianta substituir por adoçantes artificiais. Nos EU já foram feitos estudos comprovando efeitos colaterais desagradáveis atribuídos ao uso deles na dieta (mais um tema para um post de esclarecimento). Substitua o açúcar branco ou mascavo (que no fim é sacarose pura também) por açúcar de coco, rico em minerais e com baixo índice glicêmico. Você também pode usar o mel crú, que, além de adoçar seus pratos, ainda tem ações medicinais, além da textura e aparência maravilhosas como calda para pudins e sorvetes.

3- Temperos

Camila Forti
Se você ainda usa os temperos industrializados e "caldos" em cubinhos, pelo seu bem e de sua família, experimente ler os rótulos. Verá que, além de estabilizantes, acidulantes, e outros componentes, a maioria, senão todos, levam o famigerado "realçador de sabor", ou glutamato monossódico que, na melhor das hipóteses é o responsável pelo inchaço das pernas e da barriguinha. Ao invés disso, prepare o tempero na hora com cebola, alho, ervas frescas ou secas, pimenta da boa  e um bom sal não refinado. As ervas aromáticas, além de conferir sabor, possuem qualidades digestivas.

O sal refinado ou sal de mesa, é processado de maneira que os minerais são quase completamente retirados, restando apenas o sódio, que é bem conhecido por elevar a pressão sanguínea, produzir retenção de líquidos, entre outros incômodos. Ao invés disso, utilize um sal não refinado, que contém cerca de 60 diferentes minerais e, além de saborizar, nutre. No Brasil, a Anvisa proíbe que seja comercializado o sal bruto, como aquele que nossas avós utilizavam, que era de um branco encardido (devido à presença de muitos minerais) e empelotava no saleiro, portanto, só nos resta utilizar os importados. Eu uso esse aqui .


4- Batatas:


Eu troquei a batata inglesa por batata doce, mandioca (aipim ou macaxeira) e inhame  por um único motivo: sendo a batata inglesa amplamente comercializada e consumida em nosso país, certamente sua produção em larga escala requer muito mais agrotóxicos se comparada às outras duas opções. A menos que você tenha acesso à batata orgânica. A batata doce e o aipim podem ser adquiridos de pequenos produtores ou mesmo plantadas no quintal. Aqui em casa, nem preciso comprar batata doce, depois que enterrei uma rama no jardim, nunca mais acabou (ainda vou ensinar como consumir as folhas da batata doce, uma iguaria). O pessoal do fisioculturismo tem enaltecido as qualidades da batata doce, está na moda. Mas, modismos à parte, sempre é possível variar e, pra quem não conhece, um purê de batata doce combina demais com peixe ou carne suína.


5- Pães e Bolos:


Não importa se branca ou integral, de qualquer forma, a farinha de trigo é um problema para quem tem algumas restrições alimentares, tais como celíacos ou quem, como eu, tem o diagnóstico de SII (Síndrome do Intestino Irritável). Mas, é possível viver sem pão? Uma alternativa deliciosa para todos dias, no café da manhã é a tapioca ou beiju. Como diariamente e ainda vou ensinar como fazer sem complicações. Pra quem não sabe, a tapioca é feita da mandioca e não contém glúten. Mas não é só a tapioca que pode substitui o trigo. Quando bate aquela vontade de uma guloseima, a farinha de coco permite que seja possível fazer bolos, pancakes e até brownies fofos e deliciosos.


Camila Forti


6- Ovos:


Já ouviu falar que o ovo o alimento mais completo que existe? O ovo foi o vilão por um tempo, mas hoje já está voltando a ser  reconhecido como nutritivo e saudável.  Mas, assim como os frangos, para ser saudáveis, é preciso que venham de criações que pastam livremente, tomam sol e ar suficientes. E isso exclui os ovos de granja. O melhor mesmo é substituí-los por ovos caipira. E cuidado com os ovos caipira de granja que são comercializados por aí. A melhor fonte é a feirinha de orgânicos e produtos da roça.

Ainda há muitas outras substituições saudáveis que podemos fazer em nossas receitas, mas hoje vou parar por aqui para não me alongar muito.


Está gostando dessas dicas?

Deixe um comentário abaixo.

Abraços e beijos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim